sexta-feira, 26 de março de 2010

E aí? Vai arriscar?



Newsletter do Bradesco de 25/03/2010

Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

Taxa de desemprego de fevereiro surpreende positivamente.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada hoje pelo IBGE, a taxa de desemprego foi de 7,4% em fevereiro. Esse resultado ficou abaixo da nossa projeção (7,7%) e da mediana das projeções de mercado (7,6%), lembrando que em janeiro a taxa estava em 7,2%. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a taxa de desemprego de fevereiro foi menor em 1,1 ponto percentual.
O indicador reportado para fevereiro resulta de um forte crescimento de 3,5% da ocupação e de um aumento de 2,2% da população economicamente ativa (PEA) na comparação com o mesmo mês de 2009. Essas taxas apontam para aceleração nos últimos meses, nessa base de comparação, das duas variáveis.
Em termos dessazonalizados pelo DEPEC-Bradesco, a taxa de desemprego de fevereiro ficou em 7,1%, enquanto, no mês anterior, o desemprego fechou em 7,6%. Portanto, mantemos nossa avaliação de que a taxa de desemprego mantém-se baixa para os padrões históricos brasileiros.
Outra notícia favorável nesta divulgação ficou por conta do rendimento médio habitual. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador registrou elevação de 0,9% em termos reais para R$ 1.398,90, enquanto, na comparação mensal, acelerou 1,2%. A massa salarial, por sua vez, registrou alta de 4,6% ante fevereiro do ano passado. Em nossa avaliação, é um bom resultado, que tende a registrar aceleração em 2010.
De um modo geral, continuamos com uma visão positiva em relação ao mercado de trabalho para 2010, que continuará registrando expansão da massa salarial e redução da taxa de desemprego (projetamos
taxa média de 7,3% para este ano), em linha com o forte crescimento previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado assim que avaliado.
O que não deixo publicar: ofensas pessoais, discriminação de qualquer tipo, palavrões, e o que mais eu achar indevido.