segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jornalismo com jota maiúsculo se faz assim:

1- Um assunto do momento, que tá pegando.
2- A melhor fonte de informações confiáveis...
3- Dê preferência ao ator principal...
4- Daí você manda seu melhor jornalista, claro...
5- Se tiver aquelas "assumidades" sensacional. Jornalistas com jota maiúsculo...
6- Você corre o risco de fazer um jornalismo sério.












Tipo essa matéria: 
Um decano dos jornalistas brasileiros, respeitadíssimo - é bom salientar, Mauro Santayana  entrevista o o diplomata Celso Amorim. É imperdível!
Uma palhinha: 



Mauro Santayana - Colunista do Jornal do Brasil, Jornal do Brasil
BRASÍLIA - A sensação é inevitável, mesmo para quem, como o repórter, conhece o palácio há quase 50 anos: Niemeyer concebeu o novo Itamaraty para o chão e a paisagem de nosso surpreendente milênio, para o chão e a paisagem de outra e surpreendente nação, a dos brasileiros de hoje. O amplo salão de acesso é o vestíbulo de novo milênio e de nova consciência do mundo e de nós mesmos, nesse inquieto planeta, a cada dia menor em sua ubiquidade, a cada dia maior em sua dúvida quanto à própria sobrevivência.
Do novo Itamaraty são ausentes as vetustas colunas e a retilínia arquitetura do velho Itamaraty, no qual passeava a nobreza do barão do Rio Branco. As curvas de Niemeyer e a clareza dos salões, com a invasão da luz de Brasília, correspondem ao que somos, enquanto os cisnes idosos, sob a sombra das palmeiras do antigo palácio carioca, recordam o que fomos. As águas, mais leves, do Planalto, são outras, outras, mais próximas do chão, as plantas que adornam seus jardins. Outro, é claro, o chanceler, aliviado da obesidade de seu poderoso antecessor, posto que submetido a regime de viagens exaustivas, com o sono conturbado pelos fusos horários.
Leia na íntegra aqui!

FICHINHA RÁPIDA DO AMORIM
Celso Luiz Nunes Amorim (Santos3 de junho de 1942) é um diplomata brasileiro. Ao longo de sua carreira, ocupou por duas vezes o cargo de ministro das Relações Exteriores do Brasil. Influenciado pelo trabalho deUlysses Guimarães, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), mas não teve militância partidária. Recentemente, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT).[1] Em 7 de outubro de 2009, David Rothkopf, um comentarista da revista americana Foreign Policy indicou Amorim como "o melhor chanceler do mundo". (do wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado assim que avaliado.
O que não deixo publicar: ofensas pessoais, discriminação de qualquer tipo, palavrões, e o que mais eu achar indevido.