quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

WikiLeaks Cablegate. O que me assustou?

De alma lavada pela Dilma agora é saborear cada documento liberado pra nós, brasileiros.

O que vai aparecer ai vai fazer a casa tremer. 
Ouvi ontem, "( EUA) é um império em decadência, que perdeu o respeito às instituições e países democraticamente constituídos, vasculharam as faturas de cartão de crédito do Kofi Anam, debocham da soberania das nações, espionam todo o mundo, fazem futrica, e estão super bem armados - isso me assustou
A tentativa da grande mídia subserviente ao império de chamar wikileaks de "site de fofoca" também me assustou. 
E desde ontem tento entrar no site http://www.wikileaks.org/ e a página está fora do ar, me assutou de novo.
Vamos respirar fundo e começar a entender todos esses "documentos", não adianta desqualificar, são documentos verdadeiros.
Pra começar é bom saber como esses documentos vão ser distribuídos, já que existe uma caçada mundial atrás do "cara" da WikiLeaks, Julian Assange.
Julian Assange
















Aqui o link para o texto da jornalista Natália Viana, responsável pela introdução da “transparência radical” no Brasil, já com as primeiras impressões da revelação do primeiro lote de documentos - Leitura IMPRESCINDÍVEL




E aqui pontos que achei mais importantes da matéria. Pra quem tem preguiça.


- ..."o Wikileaks decidiu elaborar conteúdo próprio também em português. Todos os dias haverá no site matérias fresquinhas sobre os documentos da embaixada e consulados norte-americanos no Brasil" // tá fora do ar


- ..."Buscando jornalistas independentes, Assange busca furar o cerco de imprensa internacional e da maneira como ela acabada dominando a interpretação que o público vai dar aos documentos. Por isso, além dos cinco grandes jornais estrangeiros, somou-se ao projeto um grupo de jornalistas independentes. Numa próxima etapa, o Wikileaks vai começar a distribuir os documentos para veículos de imprensa e mídia nas mais diversas partes do mundo."


- "Assange e seu grupo perceberam que a maneira concentrada como as notícias são geradas – no nosso caso, a maior parte das vezes, apenas traduzindo o que as grandes agências escrevem – leva um determinado ângulo a ser reproduzido ao infinito. Não é assim que esses documentos merecem ser tratados: “São a coisa mais importante que eu já vi”, disse ele. "


- "No caso brasileiro, os documentos são riquíssimos. São 2.855 no total, sendo 1.947 da embaixada em Brasília, 12 do Consulado em Recife, 119 no Rio de Janeiro e 777 em São Paulo. Nas próximas semanas, eles vão mostrar ao público brasileiro histórias pouco conhecidas de negociações do governo por debaixo do pano, informantes que costumam visitar a embaixada norte-americana, propostas de acordo contra vizinhos, o trabalho de lobby na venda dos caças para a Força Aérea Brasileira e de empresas de segurança e petróleo."


E aqui o que eu acho a galinha dos ovos de ouro - Democracia Radical, adogay.
- ....O Wikileaks vai publicar muitas dessas histórias a partir do seu próprio julgamento editorial. Também vai se aliar a veículos nacionais para conseguir seu objetivo – espalhar ao máximo essa informação. Assim, o público brasileiro vai ter uma oportunidade única: vai poder ver ao mesmo tempo como a mesma história exclusiva é relatada por um grande jornal e pelo Wikileaks. Além disso, todos os dias os documentos serão liberados no site do Wikileaks. Isso significa que todos os outros veículos e os próprios internautas, bloggers, jornalistas independentes vão poder fazer suas próprias reportagens. Democracia radical – também no jornalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado assim que avaliado.
O que não deixo publicar: ofensas pessoais, discriminação de qualquer tipo, palavrões, e o que mais eu achar indevido.