quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Para quem acha que é tudo farinha do mesmo saco!

Passeando pelo facebook, meu vício ultimamente, encontro um monte de gente boa com um monte de idéinhas e brincadeirinhas até engraçadinhas.
Daí aparece um e diz: " ai gente, o Brasil não mudou? O que é essa campanha na TV, ai o voto obrigatório, ai meu saco, ai o Tiririca!" Ai meu saco digo eu né amigos.
Os candidatos a deputados federal e estadual eu não vou nem comentar, porque aqui o que conta é o que você entende sobre democracia e o que você sabe sobre a Câmara dos Deputados, como ela é habilitada COM SEU VOTO a fazer, deixar de fazer ou embaçar o que é preciso fazer. Se você não sabe isso, vai achar que é perda de tempo mesmo.
Agora, ter a pachorra de dizer que pra presidente são todos farinha do mesmo saco, aí meu amigo, tu é um ignorante! Deve ser daquelas pessoas que só reclama, acha tudo uma porcaria, se acha o mais informado, lê a Folha, compra a Veja e a Época toda semana, arrisca umas Piauí de vez em quando, varre a TV e assiste todos os jornais, o da Band, o Nacional, do SBT e por ai vai né.
Pois é meu amigo, NENHUM, repito NENHUM desses veículos defendem a participação popular como veia mestra de um governo. NENHUM desses veículos respeitam a vontade do povo e do trabalhador brasileiro. NENHUM desses proprietários defenderam Governos Populares Brasileiros que são pela ordem Getúlio, Jango, Brizolla (no Rio) e Lula. Não dá pra ter o mínimo de informação se a leitura vier de apenas um ponto de vista.
Educação
Alguém reclamou que não tem candidato que defenda a Educação. Tem sim. A Dilma. Um trabalho que tá mudando completamente a distribuição de vagas das universidades e pondo um fim na máfia dos cursinhos.
Um sistema que está sendo boicotado sistematicamente e jogado nos jornais para vocês engolirem e engolem né?
Universidades Públicas, Escolas Técnicas Federais, Cotas sociais e étnicas, ENEM, o que se viu no Governo Lula NUNCA se viu no Brasil.
A proposta da Dilma é atacar as creches, o básico e o fundamental agora, com força total.
"Ai mas a gente não fica sabendo."  Porque não quer!
A briga do Fernando Haddad, Ministro da Educação, é uma das mais sujas (junto com a saúde) que esse governo enfrenta, e você não sabe de nada???
Saúde
O que se vê hoje no Brasil, quer dizer, o que você não vê, é muito interessante...o Sistema de Saúde é dividido em três: primário, secundário e terciário. Cada segmento atende uma faixa de complexidade,o Governo Federal divide com Prefeitos e Governadores as responsabilidades e REPASSA A GRANA. Pesquisem. Hoje a responsabilidade é muito maior nas costas da Prefeitura, NÃO ERA ASSIM. A gente tem que cobrar a aplicação dos recursos do Prefeito. Exemplo bem fácil: Prefeituras comprometidas com as políticas de saúde públicas do Governo Lula tem um sistema em suas cidades que funcionam sim...." ai ainda tem fila...." ainda tem, o situação de abandono vem de décadas minha gente....mas tá muito melhor. Poderia estar bem melhor se a opinião pública (formada pelos jornais comentados lá em cima) não tivessem vendido a história da carochinha que o DEM e o PSDB criaram em cima da CPMF ( usada exclusivamente na saúde - sabiam?) Responde com sinceridade: você sentiu alguma diferença no seu bolso? Mas quem te vendeu essa idéia sim, sonegadores de imposto e quem manda dinheiro pra fora do país ilegalmente, esses sim perceberam a diferença. Mesmo sem esse dinheiro (que faz uma falta enooooorme) a coisa tá caminhando e se solidificando. É só vc comparar, pega uma cidade onde o Prefeito é alinhado com o Governo Federal, procure saber como está dividida as responsabilidades e o atendimento público de saúde, você vai se surpreender. Depois compare com cidades que são alinhadas com as propostas do PSDB, é uma diferença abissal.
"Ai mas a gente não fica sabendo". De novo. Bom aí é porque você é um folgado, só reclama, não participa, tem aquele discurso fácil e vazio de que ninguém presta nesse país, um bando de corrupto. Se você pensa assim te faltam fontes confiáveis.
Sabe porque eu gosto das publicações e edições de esquerda, porque elas criticam construtivamente, se o Governo erra, debate. Se o Governo acerta, debate.
Debate
Debate, essa é a palavra chave. A gente não debate, a gente só engole, e engole as notícias erradas. Para debater você tem que conhecer as políticas públicas e participar de sua construção.
Hoje no Brasil você pode participar de todas. Todos os segmentos e áreas das políticas de governo tem Conferências: Municipais, Estaduais e Nacionais - TODAS. Você já participou de alguma???Você já foi no postinho de saúde do seu bairro e se inscreveu para o conselho. Sabia que cada postinho tem um conselho de usuários???? Ah, depende do prefeito, de que lado o prefeito está na verdade - deveria estar do seu, mas depende muito, pois é. Educação, Transporte, Saúde, Cultura, Geração de Emprego e Renda, Bolsa Família...de tudo isso você pode participar e deve.
Blogs Progressistas
A blogosfera hoje é nossa fonte de informações e de disseminação de bons conteúdos para o debate construtivo, vasculhe, informe-se, participe...Mas não do blog do Josias nem o do Noblat né! kkk
Dicas
Carta Capital e Agência Carta Maior são meus preferidos porque tem entre seus colaboradores grande pensadores de esquerda do Brasil, e de fora claro. É outra visão de mundo, é outra visão de Brasil, é a construção de uma outra sociedade, participativa, informada, questionadora...você vai se surpreender.
O Brasil tá mudando sim, já demos um passo muito largo com o Lula, precisamos consolidar agora com a Dilma um ciclo sem volta de mudanças sociais, de desenvolvimento com justiça social para todos.
Participe. Debata.
PS. Ai ao lado você pode conhecer MUITOS blogs progressistas e engraçados também, porque afinal de contas a gente gosta muito de uma boa piada. Meus preferidos Cidadania.com e Conversa Afiada.
Boa leitura e bons debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado assim que avaliado.
O que não deixo publicar: ofensas pessoais, discriminação de qualquer tipo, palavrões, e o que mais eu achar indevido.