segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa people, libertação!





















Vc sabe um pouco sobre hj e a semana que passou? É uma semana importante para os católicos.  São RITOS para rememorar os últimos dias de Jesus Cristo na Terra. E é celebrada no primeiro domingo após a lua cheia de outono?? (sacou? nem eu) pode acontecer, entre 22 de março e 25 de abril. Nessas contas ai tem o carnaval antes, confusão, nem vou entrar em detalhes.
O interessante é como as histórias se cruzam. Com a LIBERTAÇÃO é recorrente.
A Semana Santa é católica e começa no Domingo de Ramos, qdo Jesus vai pra Jerusalém comemorar o Pessach* Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo, na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada, a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas (acaba a quaresma), a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação, dia das encenações da Paixão de Cristo, representando a Via-Sacra ou Via-Crúcis. São 14 cenas que mostram as diversas etapas do percurso realizado por Jesus carregando a cruz, desde o seu julgamento por Pôncio Pilatos até subir a colina do Gólgota, onde se deu a sua crucificação, agonia e morte. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum (sem carne), onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ele ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna, de LIBERTAÇÃO.
... 
Daí, uns séculos depois, 20 pra ser mais exata, aqui na América Latina, uns teólogos vieram de novo com essa história de LIBERTAÇÃO, a Teologia da Libertação. Marxista e comunista, prega o que na Administração chamamos de Empoderamento, mas qdo se trata de pobre é perigoso, ele pode virar um comunista. A Teologia da Libertação basea-se na opção preferencial pelos pobres, contra a pobreza e pela sua LIBERTAÇÃO! Lembram quem foi o Inquisitor no Vaticano que calou a boca do Leonardo Boff (o cara que escreveu a Teoria da Libertação)? Foi um tal de Joseph Alois Ratzinger.
...
Moral da páscoa: Viva a sua LIBERTAÇÃO!
...
O ovo de chocolate? Essa é outra história!


*O Pessach é a páscoa judaica (oras, eram todos judeus), comemoram a libertação do povo judeu do cativeiro no Egito, HÁ MAIS DE 34 SÉCULOS ! O sentido da cerimônia é o de louvar a LIBERTAÇÃO. A última ceia de Jesus é o SEDER do PESSACH, sacou??? O seder do Pessach é dividido em 15 partes.

** E pra não deixar religião alguma fora desse domingo especial pra mim ( pois sou católica e admiradora das outras duas que cito aqui, a segunda, agora) TUDO no catolicismo começa qdo o anjo Gabriel vem dar uma notícia pra Maria, que ela vai LIBERTAR Jesus. Então, anjos são mensageiros de Deus. E o anjo Gabriel, 3 séculos depois de avisar Maria de Jesus, ditou o Alcorão pra Moisés. "O Alcorão é a palavra de Deus revelada ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), através do Arcanjo Gabriel (que a Paz esteja com Ele), a qual ultapassa a imaginação humana para se produzir uma obra desta grandeza." 
Daí o anjo disse a Moisés, pega esse livro  (isso em 360 ou 380 DC) e leve pra todos os lideres religiosos do mundo para que sigam ESSE LIVRO. Nenhum líder trocou de livro.

Sites interessantes:

quinta-feira, 14 de abril de 2011

FHC, o ego que cega.

FHC, o ego que cega.


Se a Justiça fosse justa, se o Ministério Público exercesse suas funções primárias, no mínimo, o ex-presidente teria que se retratar perante o povo brasileiro.
Como pode um ex-presidente da República, que jurou, sob a luz da constituição, defender:
no art. 1º inciso III - a dignidade da pessoa humana;
no art. 3º inteiro: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Só pra citar alguns compromissos constitucionais do Chefe de Estado e de Governo da República Federativa do Brasil.
Como pode um ex-presidente "desistir" do povão???
É humilhante pra quem defende uma sociedade justa e solidária, ver um ex-presidente EXCLUIR a parcela da população que ele teve a obrigação constitucional de defender, e ainda a tem, como homem público e representante político que é.
Você foi excluído definitivamente da lista de homens que honraram essa Constituição Sr. Fernando Henrique Cardoso