segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Para o Lula "o petróleo pertence a todo o povo brasileiro". FHC, o Farol de Alexandria-aquele que iluminou a antiguidade e desapareceu num terremoto (por PHA), ia mudar o nome da Petrobrás para Petrobrax e privatizá-la.

3 condições:
A primeira delas determina que o "petróleo pertence a todo o povo brasileiro".
A segunda diretriz, estabelece que o Brasil "não vai se transformar em um mero exportador de óleo bruto". Ao contrário, vai se capacitar para exportar derivados de gasolina, óleo diesel e outros produtos "que valem muito mais", destacou.
A terceira diretriz é “que não vamos nos deslumbrar e sair por aí torrando o dinheiro em bobagens", disse o presidente.
Saiu o marco regulatório do pré-sal. Lula dá o drible da vaca no FHC.
Leia no UOL

Leituras de final de semana - recapitulando



O Rodrigo Vianna comenta matéria no Estadão, que leu porque sua mulher comprou na rua:

Mais patética foi a notícia que eu encontrei no "Estadão, na página A-11: "PSDB quer abandonar crítica a projetos de Lula".



Do Rio Grande, notícias que não vemos por aqui. Por exemplo, porque o Senador Pedro Simon tem dois pesos e duas medidas quando o negócio é corrupção:

Há algo mais do que seletividade ética no silêncio do senador Pedro Simon (PMDB) sobre as denúncias de corrupção envolvendo o governo Yeda Crusius (PSDB).



Uma Imprensa antidemocrática
"A imprensa brasileira tem sido adversária histórica das instituições representativas do País.” 
Essa frase, um dos mais duros veredictos já feitos sobre a imprensa brasileira, é de 
Wanderley Guilherme dos Santos, professor aposentado de teoria política da UFRJ, fundador do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj) da Universidade Candido Mendes, e consagrado pela Universidade Autônoma do México, em 2005, um dos cinco mais importantes cientistas políticos da América Latina.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Esclarecedoras leituras para hoje

O Deputado Federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) recebe o troféu Frango do Blog do Sakamoto. Porquê? Ele acha que com a redução da jornada de trabalho o trabalhador vai cair na cachaça. 
Blog do Leonardo Sakamoto (aliás, um blog pra se acompanhar de perto)


Everardo Maciel, ex-secretário da receita do FHC, entrevistado por Bob Fernandes: Caso Dilma/Lina e "manobra fiscal" da Petrobrás, que levou a CPI - " Não passam de factóides. Não passa de uma farsa." diz ele.
Do Escrevinhador do Rodrigo Vianna


Enquanto seu tsunami  econômico não tem previsão de desaparecer, o Presidente do México veio saber do Lula porque aqui só foi marolinha.
Da Carta Capital



Pra começar o dia

IBOPE - Dilma já ganhou

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CHUPA PIG!

Imperdível o papelão da Monica Waldvogel querendo endeusar a Lina Vieira e ainda ver seus entrevistados desqualificar a gestão desta senhora frente a Receita Federal. Imperdível.
Agência Carta Maior

Leituras obrigatórias do dia

Quando Lina ainda não era "heroína"
Do Vi o Mundo do Azenha


Dilma pode virar Lula
Do Cidadania.com do Eduardo Guimarães


Manifesto jornalístico
Do Brasília eu vi do Leandro Fortes


Moradores de rua tacam fogo na revista Veja
Do Portal Vermelho do PCdoB


E como não sabemos de nada que acontece no desgoverno de Yeda Crusius, visite o RS Urgente e tenha uma idéia de onde o Rio Grande se meteu.
RS Urgente do Marco Weissheimer

Desafio Minhoca!


Ninguém é inocente.

Nem nós. Algum navegante tinha alguma dúvida do que iria acontecer no Senado? Sempre foi assim. Estão todos, sem exceção, atolados até o pescoço. A atitude mais digna que cabe àqueles senhores é entregar o cargo.

O Minhoca-News desafia:

“ ELEIÇÕES GERAIS PARA O SENADO EM 2010” .

Quero ver quem é macho e macha lá dentro e encarar as urnas!!!!

Vamos encaminhar essa sugestão para o nobres senadores tão preocupados com a zona que anda aquele antro de rabos-presos.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Leituras obrigatórias


No Vermelho: Globo perde audiência e poder político.




Enquanto o PIG requenta a Lina, a blogosfera vasculha e acha de onde vem esse cheiro ruim.


Namaria News detona!

Perdoe uma reflexão*.
Não creio que haja apenas irrelevâncias nesse caso destrambelhado Lina Maria Vieira Emerenciano. Desde que começou esta coisa, há comentários dizendo que os blogs, frequentadores etc. estão depreciando, assassinanando a imagem da ex-secretária. Quando o nome de Marina Silva entrou na roda por causa de seu marido Fábio Vaz de Lima no processo SUDAM, fizeram o mesmo. O mesmo para Alexandre Firmino de Melo Filho. E assim vai. Daí que eu fiquei pensando. Por que aconteceria tal revertério de opiniões se antes estava tudo beleza?

Então, para responder fui pesquisar. Primeiro que não estava tudo beleza, coisa nenhuma. Só a ideia era fazer crer que estava. A ignorância é uma benesse. Os sites mostram os problemas há muito tempo. O fato é que os textos à época em que foram escritos apareceram como “mais um” no meio de outros “mais significativos”. Aparece tudo compartimentado, espalhado, sem ligação. Escândalos e situações mais rentáveis à mídia encobriram o que só estamos vendo hoje.

A internet é o maior milagre, o fim da placidez; pena que não tenha existido desde os tempos de Aristóteles, ou bem antes. A primeira pergunta que fiz ao Oráculo de Google já me deu o nome completo do marido de Lina, o que fazia, com quem, quando e por quanto. A partir disso a bola foi crescendo, não tem fim. Agora perguntam, como se não soubessem, quem indicou a Sra. Lina para o cargo? Como se ela houvesse caído do céu, perguntam como puderam cometar tamanho equívoco? Por favor, basta olhar esta busca básica para saber que ela foi indicada pelo secretário-executivo da Fazenda, Nélson Machado (e demitida por Guido Mantega). A mesma busca vai mostrar o que segue no próximo parágrafo: confira.

A coisa é que antes ninguém havia se preocupado com esta senhora, atualmente em todos os canais de informação. Havia? Quando ela foi empossada no cargo tão importante alguém foi lá seriamente levantar a ficha virtual da moça como estão fazendo hoje? Não. Eu não perdi dois cliques com ela. O que vemos são releases oficiais e repetições de dados. Mas hoje ficamos sabendo o que deveríamos ter sabido bem antes. Até sobre sua filha joalheira, Renata Emerenciano, e sua sociedade politicamente delicada sabemos; do mesmo modo, sobre o filho radialista popular, Mução. Estamos fazendo um trabalho que deveria ter sido feito pela imprensa instituída, caso ela fosse séria. A Sra. Lina Vieira e seu ato, ao que tudo indica, tresloucado de inventar uma situação com Dilma, deram um tremendomakeover em sua biografia, para pior. E agora ninguém mais apaga isto. O pior, agora sabem quem pode estar por trás da trama: Agripino Maia. Pelo pior dos motivos: vingança.

Se tivéssemos feito há um ano o que agora fazemos, saberíamos que o Sr. Alexandre Firmino, marido de Lina, foi do FHC até os tampos. Que é sócio de Alexandre Magno de Macedo, um funcionário do governo de Natal, em uma das suas empresas (Impressão Gráfica e Editora). Saberíamos que ele, Alexandre Firmino, concorreu em licitações governamentais tanto com a empresa Briza (que era [?] do seu sócio funcionário público, advogado, marketeiro de políticos), como com a DoisA, ao mesmo tempo. E ganharam. Saberíamos que Firmino foi o marketeiro de Agripino Maia, entre outros semelhantes. Saberíamos que ambos serviram aos políticos que agora se pintam como baluartes da ética e bons costumes, mas os rabos estão à mostra, cheios de nós perigosíssimos. Saberíamos das Ações de Improbidade em que estavam metidos com os políticos que os contrataram, comprovadamente, até os ossos. Saberíamos que a Governadora Wilma de Faria, do RN, em 2002, indicou o publicitário Firmino para atuar em duas frentes na transição do governo: na área de contas públicas, que engloba as secretarias de Planejamento e Fazenda, Tributação e Administração e Recursos Humanos (junto com o secretário municipal de Turismo, Vágner Araújo), e na área de desenvolvimento econômico, que envolve as secretarias de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Agricultura e de Assuntos Fundiário. Saberíamos que as empresas de Alexandre jamais saíram da sombra do Governo, ao contrário, se refestelaram graças a ele, enquanto eram (e são) pagas por todos os lados, impunemente. E entenderíamos porque o MP, apesar de todos os esforços, acaba sempre morrendo na praia porque eles são todos absolvidos, continuam a vida como se nada houvesse passado.

E por onde andava a a Sra. Lina Vieira Emerenciano o tempo todo? Sabe-se agora que em algumas ocasiões, em 2005 e 2007, por exemplo, ela estava presente em reuniões do Conselho de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte ao lado de Alexandre Firmino, seu marido, aprovando atas onde a agência DoisA estava sendo contratada pela SECOM (Secretaria de Comunicação), como também estava lá quando a mesma empresa e outras tão comprometidas quanto recebiam seus aditivos, reajustes... Alguém escreveu qualquer coisa? Uma linha sobre tamanha promiscuidade comercial? Não. Porque não havia a pergunta, o link, ninguém sabia, ninguém via.

Pode até ser legal este tipo de sociedade e negócios, mas sem dúvida não é moral - ou é? Ainda mais quando a esposa de Firmino também é do alto escalão do Governo, é doutora diplomada, sabe tudo de tributação; ainda mais quando o sócio do marido também é advogado e sabe das leis que ao menos à época impediam tais tipos de negócios e mesmo assim os realizaram. Tanto sabia que recentemente o Alexandre Magno entrou com pedido de liberação para poder negociar numa boa tanto de um lado quanto de outro, concomitantemente. E ganhou. Portanto ele pode ser sócio da Impressão Gráficae ganhar, além de receber como funcionário público, além de ser marketeiro de campanha para aqueles que o chefiam no Estado, além de… É uma beleza.

Se tivéssemos uma imprensa para valer, coisas como estas e bem piores, estariam na cabeça de todos, assim os julgamentos seriam melhores e atuais. Talvez até pudéssemos de fato exercer a tão apregoada democracia que dizem termos. O pessoal da arquibancada poderia chiar antes do leite derramado. Mas não temos. Notícias importantes são dadas de viés, são distorcidas, são diluídas a tal ponto que nem para homeopatia servem.

Sei que não dá para uma pessoa ficar alerta o tempo todo com tudo. Mas é justamente por isto que a divisão de trabalho é necessária. Se eu faço A e B, o amigo ao lado faz D e H, outro G e Q… Então a gente junta tudo e mostra. Mostra enquanto faz, que é o mais correto, não depois. Isto não é uma utopia, é o que os blogs fazem agora. Por isto querem tanto acabar com eles, cercear-lhes a voz. A grande imprensa se deu conta que há outros formigueiros na área e as novas formigas têm outras habilidades e competências que ora faltam ou se atrofiaram nos grandes. Os formigões não estão gostando nada disto. Sabemos há séculos: se não mudarmos para nos adaptar, morremos. A entropia é a morte. Então eles querem matar quem está mudando a cena do conhecimento e da informação. Aí complica, ultrapassa a deslealdade.

Não creio que os blogs sérios como este estejam depreciando biografias mais do que os próprios biografados já o fazem por conta própria. Estão, sim, informando. Nada do que está sendo escrito, pelo menos no meu e em outros bons que sigo é notícia ou invenção, mas arqueologia da informação, ajuntamento de dados. O que outros podem fazer com tais informações, aí é outra coisa, mas a grande mídia está de olho, talvez (re)aprendam. O que sei é que os blogs investigativos precisam transformar-se em rotina, em praga, precisam virar cultura. Assim abrem-se portas de um novo pensamento crítico às próximas gerações, o que não é absurdo dizer, nem é uma pretensão lunática.
Muito mais vai aparecer, a poeira só começou a levantar.
Tem pecado nisso?
Eu acho é que tem o começo da salvação.

*Texto original em resposta ao post O caso Lina-Sarney,
em Luiz Nassif - 22/08/2009;
copiado aqui com pequenas ampliações.
Outros links interessantes para comprovações dos personagens estão
neste blog, em
Firmino e Lina - Alguns dados a mais.
Ver também, de Luiz Nassif:
-
As ligações de Lina;
-
O dia apareceu; o encontro, não;
-
Lina-Sarney, as ligações perigosas

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

DEPOIMENTO – Minha reunião secreta com Dilma


Agosto 18, 2009 por quantotempodura

Pouca gente sabe, mas eu me encontrei com a ministra Dilma no fim de 2008.
Na verdade, ninguém viu o encontro. Eu entrei pela passagem secreta que fica atrás da estatua do Walmor Chagas, presente no gabinete da ministra.

Nós dançamos uma valsa e ela me pagou um sorvete de morango. No fim ela me disse que eu não pegava ninguém. Eu entendi o comentário como uma ordem para dar um beijo na boca do Sarney.

Embora isto tenha acontecido ha pelo menos 12 meses, só pude tocar no assunto agora. Antes não deu porque eu fui picada pelo mosquito da Gripe Suína.

Não fui fazer uma denúncia ao ministério público federal, isso é muito demodê. Achei mais elegante falar direto com a Folha de São Paulo

Como é uma situação bem comum em minha vida, não me lembro da data do ocorrido. Tampouco me lembro do mês em que o fato aconteceu.

Minha amiga e secretária, totalmente isenta, mas que por um acaso é doadora da campanha de FHC, consegue confirmar o encontro. Ela tinha provas, mas o cachorro comeu. Infelizmente ela também não consegue se lembrar da data ou mesmo do mês do ocorrido. Sabe como é, nós somos amigas de verdade, o que uma esquece, a outra esquece também.

Minha agenda pessoal pode comprovar a data da reunião secreta. Mas como me mudei recentemente, será necessário desembalar o documento. Essa atividade provavelmente levará entre 6 a 14 anos.

Mas que meu encontro com Dilma é verdade, isso é.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Explicação da Datafraude


Por Eduardo Guimarães - do Cidadania.com
Confesso que, apesar de ter antecipado aqui, três semanas antes da pesquisa Datafolha publicada no último domingo, que ela mostraria o que efetivamente mostrou (prejuízo de imagem a Dilma e Lula devido ao apoio deles a Sarney), fiquei surpreso com a pesquisa Band/Vox Populi sobre a sucessão presidencial divulgada ontem no principal telejornal da emissora paulista.
Quando minha fonte na Folha de São Paulo me revelou do acordo entre políticos de oposição, institutos de pesquisa de opinião e órgãos de imprensa para fraudar sondagens do eleitorado, não achei que isso se devia a uma forte queda de Serra e a disparada de Dilma na preferência popular. Achava apenas que queriam “matar” Dilma enquanto ainda estava “fraca” e Serra, “forte”.
Mas, de fato, se notarmos o nível de partidarização em que mergulharam TODOS os grandes órgãos de imprensa, que compraram e endossaram sem pestanejar uma versão nebulosa de uma acusação à ministra-chefe da Casa Civil na qual quem acusa não se lembra do dia nem da hora do suposto encontro que teria tido com ela, mas se lembra até da roupa que a ministra teria usado nessa reunião fantasiosa, bem como de outros detalhes mínimos, a explicação para essa fúria midiático-oposicionista fica evidente.
Sim, é desespero de causa. Para influir na vontade da maioria, pisam no acelerador de uma tática que vem fracassando contra o patrono da candidatura Dilma uma vez após outra desde 2004. Só gente desesperada agiria assim.
Também me surpreendeu o nível de ousadia da pesquisa Datafraude. Achei que “trabalhariam” dentro da “margem de erro”. Contudo, a comparação dos
números do instituto de pesquisa da Folha e do Vox Populi revela uma fraude que, em termos estatísticos, pode ser considerada gigantesca.
Vejam, abaixo, comparação dos números das duas pesquisas feita pelo caro Rodrigo Vianna em seu blog:
DATAFOLHA
1) Serra 37%
2) Dilma 16%
3) Ciro 15%
4) Heloisa Helena 12%

VOX POPULI
1) Serra 30%
2) Dilma 21%
3) Ciro 17%
4) Heloisa Helena 12%

Notem, por exemplo, como Heloísa Helena tem o mesmo percentual e Ciro Gomes quase o mesmo em duas pesquisas totalmente antagônicas.
Mais importante ainda, mais esclarecedor ainda é a censura dos grandes meios de comunicação – e até dos grandes portais de internet – à pesquisa Vox Populi. Esse instituto é respeitadíssimo desde sempre. Não me lembro de ter sido censurado antes. Logo que descobrirem que não conseguirão esconder os números – até porque foram veiculados na televisão –, passarão a desqualificar o instituto.
O estafe serrista na mídia tentará ocultar a pesquisa o máximo possível. Em vez de a própria Folha de São Paulo, em nome da credibilidade de seu instituto, vir a público tecer considerações e questionamentos ao Vox Populi, omite de sua edição desta quarta-feira a pesquisa contraditória, apesar de suas edições serem fechadas à meia noite, o que lhe daria tempo de sobra para noticiar o que a tevê
Bandeirantes noticiou às 20 horas de ontem.
A esta altura, não há dúvida de que a mídia decidiu censurar a pesquisa Vox Populi. Pode-se dizer isso devido à censura dos grandes portais de internet. Em termos da rede mundial de computadores, já se passaram meses desde a divulgação da pesquisa desafiadora.
Aliás, a Band censurou um dado que um leitor do blog de Luis Nassif bem ressaltou e que poucos se deram conta: a rejeição de José Serra é a maior entre todos os candidatos. E se a rejeição de Dilma é maior entre as mulheres, a de Serra é maior entre os homens.
Agora você dirá: “Eduardo, você se precipitou ao dizer que Lula erra ao não reagir ao assédio difamatório da imprensa a Dilma. Ele sabe o que faz, pois sabe que a população já notou que estão fazendo com sua candidata o que sempre fizeram com ele”.
Pode ser, mas isso não muda o fato de que estar sendo violado o mais basilar princípio jurídico, o de o ônus da prova caber a quem acusa, é uma ameaça a todos os cidadãos, inclusive àqueles que aplaudem essa barbaridade que estão praticando contra a ministra.
A oposição está abrindo as portas do inferno. Uma sociedade que pratica tais barbaridades, também se torna bárbara, e em uma sociedade bárbara ninguém está seguro. É por isso que continuo cobrando reação do chefe da Nação, em defesa do Estado Democrático de Direito, que está sendo virtualmente estuprado para beneficiar uma mera candidatura política.

sábado, 8 de agosto de 2009

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Sociólogos não querem prêmio para FHC

Recebi por email hoje.
Estou certo que a mídia não dará destaque em suas edições:

Sinsesp protesta contra Outorga de prêmio à FHC

O Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo (Sinsesp) vem à público manifestar seu mais profundo desagravo à premiação do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, pela Sociedade Brasileira de Sociologia, com a entrega do Prêmio “Florestan Fernandes”, durante a abertura do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado entre os dias 28 e 31 de julho na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Prêmio Florestan Fernandes, instituído no XI Congresso Brasileiro de Sociologia, em 2003, tem o objetivo de homenagear sociólogos que, por seu empenho na produção do conhecimento e liderança institucional, são marcos de referência na história da disciplina no Brasil.

Um dos agraciados com a premiação, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, relegou, em anos recentes, o ensino de Sociologia. Há, portanto, o sentimento de que a premiação reflete o desacordo da atual gestão da Sociedade Brasileira de Sociologia com o tempo histórico.

Ao longo da história da SBS, inúmeros intelectuais e sociólogos que contribuíram de forma expressiva para o progresso das Ciências Sociais no Brasil, já receberam o prêmio “Florestan Fernandes” como Manuel Correia de Andrade, Heraldo Pessoa Souto Maior, Octávio Ianni, Neuma Aguiar, José de Souza Martins, Juarez Rubens Brandão Lopes, Wilma de Mendonça Figueiredo, Francisco de Oliveira, Silke Weber, entre outros. Reconhecimento mais que merecido.

Em 8 de outubro de 2001, o sociólogo e presidente Fernando Henrique Cardoso vetou um a lei que incluía as disciplinas Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias no currículo das escolas de Ensino Médio no país, o que beneficiaria cerca de dez milhões de jovens. Em 1997, já havia sido apresentado e aprovado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL 3.178/97), que alterava a LDB incluindo Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias. Quando enviado à sanção presidencial, porém, o projeto foi vetado integralmente por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que agora foi homenageado pela SBS.

O Sinsesp, cumprindo uma exigência histórica, engajou-se na luta pela redemocratização e pela inclusão de Sociologia no currículo escolar desde sua fundação em 1982. Quando do veto em 2001, este foi considerado por intelectuais e lideres políticos, como bastante grave para a credibilidade da Sociologia e dos Sociólogos, perante a opinião publica. Nesse sentido, o Sinsesp considera a outorga do prêmio ao ex-presidente e sociólogo um ultraje à memória de Florestan Fernandes e a própria história da entidade científica (SBS), sucessora da Sociedade de Sociologia de São Paulo e que sempre foi nossa parceira nessa luta nacional.

Em principio, tal gesto parece representar uma expressão intolerável de reabilitação de um sociólogo que brindou a sociedade brasileira com o famoso “esqueçam o que escrevi”. Não se trata aqui de preconceito e de intolerância, mas de conformação com valores que modelam o espírito critico do mestre Florestan Fernandes. Torna-se bastante pertinente refletir que a disputa de ideias e espaços devem servir não a aceitação social e reabilitação da velha ordem neoliberal, mas ás transformações sociais alcançadas pela sociedade brasileira no atual momento, com o reconhecimento, inclusive, da Sociologia no Ensino Médio.

Entendemos que a comunidade científica e os sociólogos em particular, devem repudiar a posição e o gesto da Sociedade Brasileira de Sociologia. Nesse sentido, o Sinsesp encaminha esta nota à SBS em nome dos sociólogos paulistas e a outras sociedades científicas, mencionando a nossa manifestação de repúdio ao homem político insensível que renegou a Sociologia ao qualificar, na época, o projeto de Sociologia no Ensino Médio como "contrário ao interesse público”.


São Paulo, 5 de agosto de 2009.

Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho
Presidente do Sinsesp e em nome da Diretoria do Sinsesp

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

IMPERDÍVEL!!!!




Do Blog O Escrevinhador de Rodrigo Vianna
Imprensa golpista ontem e hoje: como enfrentar o PIG?

Pretendo acompanhar, nesta sexta-feira (7 de agosto), o debate que o Portal Vermelho (ligado ao PCdoB)promove em São Paulo, a partir de 19 horas.

O tema: "Como enfrentar o PIG - o Partido da Imprensa Golpista?".

Os debatedores: os jornalistas Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada, e Laurindo Lalo Leal Filho, ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - além de Altamiro Borges, que dirige o Portal Vermelho.

Na sequência, haverá o coquetel de lançamento dos livros "A ditadura da mídia", escrito por Altamiro, e "Comunicação pública no Brasil: uma exigência democrática", organizado por Renata Mieli.

Você acha exagero falar em "Imprensa Golpista"?

Então releia o que os jornais escreveram em 64, quando os militares derrubaram o presidente constitucional do Brasil, João Goulart. Só um aperitivo, de "O Globo": “Ressurge a Democracia! Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente das vinculações políticas simpáticas ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é de essencial: a democracia, a lei e a ordem.

Outras textos da Imprensa Golpista em 64 você pode ler aqui - http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15896

Mas não é preciso ir tão longe: lembremos também a tentativa de fraudar a eleição de Brizola em 82, o ativismo da Globo para eleger Collor em 89, a tentativa de derrubar Lula em 2005... Num editorial recente, o "Estadão" reconheceu que ali (em 2005) a "oposição desperdiçou sua melhor oportunidade" - http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/o-aturdimento-do-psdb-estadao-jogou-a-toalha.

Raimundo Pereira, na histórica reportagem de "Carta Capital" em 2006, mostrou como a imprensa golpista atuou na última eleição para presidente. De forma mais discreta do que em 64, ou 89 - certamente. Mas as digitais são as mesmas de sempre.

Por isso, é importante debater: como enfrentar o PIG?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Chaves fecha rádios ilegais na Venezuela. Mas as manchetes dos jornalecos são outras.



Venezuela recupera rádios para o serviço público. Ditadura?
Fonte: Vermelho

A mídia comercial brasileira, copiadora número um da matriz CNN, que transmite em espanhol, para toda a América Latina, bombardeou os leitores/espectadores/ouvintes com críticas ao governo venezuelano que, na semana passada, encerrou a transmissão de 34 emissoras de rádio naquele país. Não faltaram os comentários raivosos sobre a "ditadura chavista" e muito menos as entrevistas — à exaustão — com os representantes da direita golpista da Venezuela falando da "falta de democracia" de Hugo Chávez.
Por Elaine Tavares*, na Adital

O que a maioria dos veículos não disse — e se disse foi de forma superficial — é que estas emissoras estavam irregulares perante a lei de radiodifusão. Algumas delas seguiam funcionando mesmo depois que os legítimos possuidores da concessão já haviam falecido, sendo utilizada a conhecida figura do "laranja".
Conforme a lei daquele país, isso não é possível. As ondas eletromagnéticas são uma concessão pública e cabe ao Estado fazer cumprir a lei, caso contrário cai por terra o conceito liberal de "estado democrático e de direito". Mas, aos liberais, isso, vindo de Chávez, é ditadura. Coisa difícil de entender, não?
Outra informação que a mídia não dá de forma clara é que as frequências, que funcionavam de forma ilegal e que foram retomadas pelo Estado, passarão por nova licitação e devem ser entregues às entidades comunitárias, para que voltem a apresentar o caráter público que deviam ter.
Segundo o ministro de Obras Públicas y Vivienda, Diosdado Cabello, a anulação das concessões se deu não só naquelas em que o titular já havia falecido, mas também nas que estavam com a validade da concessão vencida e sequer se dignaram a comparecer ao órgão responsável por esta questão, a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), durante o período que havia sido indicado através de correspondência, demonstrando completo desrespeito com a lei.
O ministro também informou que existe na Conatel um número muito grande de pedido de concessão e que agora o órgão deve abrir novas licitações. O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou que não há qualquer ataque a liberdade de expressão, pelo contrário, os veículos foram devolvidos ao povo, uma vez que não cumpriam com suas obrigações.
Mas, o certo é que este ato ainda vai render muito pano para manga, principalmente nos grandes veículos de comunicação do chamado "mundo livre", o qual só considera liberdade de expressão a sua própria. Já cumprir a lei e verdadeiramente democratizar a comunicação passa a ser coisa de "ditador". Ninguém na televisão foi capaz de informar que no Brasil existem centenas de emissoras comerciais funcionando com a concessão vencida, enquanto as rádios comunitárias seguem sendo estouradas pela Anatel.
Só para lembrar, recentemente o ministro do STF, Gilmar Mendes, acabou com a exigência do diploma para a profissão de jornalista justamente em nome da chamada "liberdade de expressão" dos donos de empresas. Não é à toa que, de maneira hipócrita, os bocas-alugadas estejam fazendo discursos inflamados contra a decisão do governo venezuelano.
Já pensou se aqui no Brasil o governo decidisse cumprir a lei? Só em Santa Catarina tramita um processo contra a poderosa Rede Brasil Sul de Comunicação — que, de forma aberta e pública se expressa como um oligopólio — mas caminha a passos lentos. E tudo o que se quer é que a Constituição seja cumprida. Mas, quando ela vai contra os poderosos aí fica parecendo que é coisa de "ditador". No mundo liberal burguês a lei só se cumpre contra os pobres.
* Elaine Tavares é jornalista


Outras leituras obrigatórias: